O que você precisa ter em mãos para alugar um imóvel residencial ou comercial

Por Daniel Dantas/Sebrajor

Vai sair de casa, quer seja para morar com alguém, casar ou mesmo levar uma vida independente, por isso preparamos um artigo falando sobre o que precisa para alugar um imóvel.

Nome Limpo.

A primeira coisa que você precisa saber que o aluguel de casa é uma relação comercial entre duas ou mais pessoas, por isso é importante saber que a primeira coisa que todos precisamos ter é o nome limpo, significa dizer que você não pode estar com dividas em atraso. Não ter seu nome incluso nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC, SERASA ou protesto em Cartório.

SPC ( Serviço de Proteção ao Crédito) ou SERASA. Eles funcionam como um fiscal que protege os comerciantes de compradores mau pagadores, pessoas que por alguma razão não puderam arcar com os seus compromissos, deixando de pagar suas contas.

O comerciante pede a inclusão do nome do comprador no sistema de proteção de crédito fazendo com que essa pessoa acerte ou renegocie suas dívidas, por isso é importante manter o nome limpo, pois ao procurar um imóvel junto a uma imobiliária seu nome será consultado nos sites de pesquisa dos institutos de proteção ao crédito e, nos cartórios de registro e títulos. E se alguma pendência tiver lá, claro que você não conseguirá algar o imóvel de seu desejo.

Documentos necessários

Comprovante de renda; de endereço; cópia do rg e cpf. Algumas imobiliárias exigem apenas isso, outras querem também os três últimos hollerits pagamento.

Depósito ou Segura Fiança

Muitas imobiliárias preferem trabalhar com seguro fiança, outras com depósito em dinheiro.  Na maioria dos casos o valor do deposito corresponde a dois (2) meses do valor do aluguel, já outras preferem três (3) meses, ou seja, dois meses de depósito mais o mês de mudança adiantado, porém tudo isso é negociável.

Taxa contratual

Esta é uma taxa que toda imobiliária cobra do inquilino, varia entre 150 à 300 reais, taxa essa que serve para fazer ficha corrida do candidato a inquilino onde vai buscar todas as informações sobre a vida financeira dele.

Contrato

O contrato de locação deve ser produzido em três vias e devem ser registrado em cartório, onde necessita ser assinado pelo(a) proprietário do imóvel ( locador), inquilino (locatário) e, uma testemunha que deve ser assinado pela Imobiliária (corretor) com CRECI (Um registro profissional) que vem com o nome e número de registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

O Contrato de locação deve constar nome, números de documentos, endereço de compradores e vendedores, tipo e endereço do imóvel, valores e condições de pagamento.

Por Daniel Dantas/Sebrajor

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *